O presidente da Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás, Zé Antônio, está otimista com a possibilidade de a cidade de Valparaíso de Goiás ser beneficiada pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ligar Brasília a Valparaíso. O chefe do Legislativo fez questão de divulgar em suas redes sociais reportagens sobre o assunto.
Zé Antônio lembra que o Governo Federal articula, junto com a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal, o início dos testes do Veículo Leve sobre Trilhos que ligará Brasília a Valparaíso “São dois vagões, com capacidade para transportar 389 passageiros”, destaca Antônio.
O vereador destaca que a ideia, segundo o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz, é de que o VLT passe por testes no primeiro mês após a chegada dos vagões até começar a transportar passageiros. “Estamos otimistas com este novo serviço”, conta o valparaisense.
Ainda segundo Antônio, a chegada do VLT é possível graças a reformas feitas nos dormentes dos trilhos da Ferrovia Centro Atlântica.
O VLT terá velocidade de aproximadamente 70km/h e ajudará a desafogar o trânsito da região sul do DF. Inicialmente, ele fará duas viagens por dia: pela manhã, sairá de Valparaíso rumo à Rodoferroviária; à tarde, retornará ao município goiano. Estima-se que os passageiros do transporte ferroviário gastem 30 minutos no traslado entre as cidades. De ônibus, o trajeto de 37 km pode levar até 1h, devido aos engarrafamentos na Epia Sul e BR 040. – André Teixeira