Início Destaque Bairro de Valparaíso aposta em Educação para superar obstáculos sociais

Bairro de Valparaíso aposta em Educação para superar obstáculos sociais

0

Além dos avanços pedagógicos, o Colégio Estadual Pacaembu está sendo reformado pela competente empresa SC Serra, ganhadora da licitação.

Oportunidade! É isso que as pessoas precisam para poder chutar o preconceito e superar obstáculos.  Com criatividade e obstinação, a comunidade de um bairro de Valparaíso de Goiás está conseguindo  mudar o cenário social, apostando na Educação Pública de Qualidade.  O herói é um diretor, que lidera profissionais afinados e alinhados com o futuro dos alunos.

Professores, servidores e alunos do Colégio Estadual Pacaembu estão deixando para trás um currículo de repetência e violência, para escrever uma nova história. Mesmo ainda tendo muito para percorrer, a comunidade escolar comemora o bom resultado  alcançado em 2018. Além da reforma do prédio emprestado pela prefeitura, 62 anos do 3º. ano do Ensino Médio  foram formados e a unidade  ainda teve  quase  nulo o índice de evasão escolar.

Equipe destaca-se pelo trabalho e respeito aos alunos

O diretor da unidade, Professor Ribamar Veleda, atribui o desempenho  escolar à determinação da comunidade e também a criatividade administrativa, que conseguiu. Entre outras coisas, melhorou o lanche e elevou a alto estima dos alunos.

Novidades

Professor Ribamar diz que sucesso escolar se deve, também, as parcerias com o município

À frente da direção da escola há exatos 4 anos, Ribamar e a sua equipe vêm testando uma série de novidades, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e tornar os estudantes protagonistas de seu roteiro educativo.

“Nosso alunos, na sua maioria, trabalham e também estudam. Saem de casa às 5h da manhã e vêm direto para a escola, muitos  sem comer nada. A fome não deixa ninguém a prender”, ensina o diretor. Para resolver o grave problema, a escola transformou o lanhe em jantinha.  “Aproveitamos as promoções realizadas pelo mercado que   ganhou a licitação da merenda”, completa Ribamar.

O gestor ainda esclarece que professores também tiram dúvidas dos alunos em diferentes matérias e foi criado o projeto Busca Ativa. “Se o aluno não vem à aula, vamos a casa deles saber os motivos”, lembra Ribamar, que escancarou a escola aos pais. “A família é a base  de tudo, aqui estudam famílias inteiras. É uma grande alegria.”

Ribamar faz  questão de ressaltar que a unidade registrou avanços na nota do IDEB. Em 2015 a escola tinha apenas 0,3 de média. Hoje, embora ainda seja baixa, a nota do Colégio é de 3,54. “Vamos melhorar muito mais. Alunos e professores estão obstinados em avançar.”

O Colégio Estadual Pacaembu, mesmo com dificuldades, conseguiu ter diversos alunos aprovados no ENEM e ganhadores de prêmios destaques, alguns de cunho nacional e estadual.

Reforma

Diversos espaços da unidade estão sendo reformados

Ribamar acredita que o meio ambiente em que o aluno vive é fundamental para ele aprender.  No começo de 2018 o diretor conseguiu pequenas reformas do prédio. Já em 2019 as mudanças são mais robustas. Banheiros e refeitório reformados, muro reconstruído em sua totalidade e até a construção de um espaço de convivência faz parte do novo Colégio Estadual do Pacaembu.

A reforma necessária está sendo executiva pela empresa SC Serra Reformas e Construção , que ganhou a licitação pública no valor de R$ 147 mil. “Vamos concluir logo”, avisa Ribamar, que está ansioso  com o início do alo letivo de 2019, previsto para começar no próximo dia 21.

Caiado e Fátima 

 Ribamar se diz esperançoso com o Governo de Goiás, que indicou Fátima Gavioli para comandar a secretaria de Educação e Esportes 

O diretor Ribamar se diz esperançoso com o novo Governo de Goiás, que indicou Fátima Gavioli para comandar a secretaria de Educação e Esportes do Estado.  “Ela tem uma visão de educação inclusiva”, observa Ribamar, que ainda destaca o perfil técnico e inovador de Fátima.

Nascida no Paraná, Fátima Gavioli  é mãe de dois filhos, mestre em Educação e Licenciada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo (CLP-SP). Ela  também é Consultora da Fundação Lemann e bacharel em Direito.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS