O presidente da República, Michel Temer (MDB), encaminhou ao Congresso Nacional, na última terça-feira, 4, medida provisória que cria a Região Metropolitana de Brasília. Com as alterações, o Distrito Federal poderá “agregar” municípios de Goiás e Minas Gerais que façam fronteira com a capital.
–
Para entrar em vigor, será necessária aprovação na Câmara do Legislativa do Distrito Federal, na Assembleia Legislativa de Goiás e também no Congresso Nacional.
–
A previsão é de que os 33 municípios que atualmente compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) façam parte da nova região.
–
Deste quantitativo, 29 são goianos e 4 são mineiros. Com isso, as cidades continuam fazendo parte dos respectivos estados, mas poderão receber recursos e políticas de desenvolvimento da Região Metropolitana de Brasília.
–
Um dia após o anúncio, a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) manifestou apoio ao encaminhamento. Para ela, a medida irá possibilitar convênios, recursos e planejamento conjunto entre Distrito Federal e Goiás, promovendo maior crescimento com relação à mobilidade urbana, à saúde e segurança pública.
–
A parlamentar, que defende os interesses desta região, afirmou que já não se referia a estes municípios como Região do Entorno antes mesmo de a medida ser assinada. “Sempre fui favorável a essa efetivação e há tempos nomeio estas cidades como integrantes da Região Metropolitana de Brasília”, disse.
–
Lêda (@ledaborgesm) ainda falou sobre a importância cultural desta mudança. “Há muito nós que moramos na Região Metropolitana aguardamos essa posição. Essa medida provisória é muito importante porque traz essa simbologia e esse significado de que nós somos integrados e somos uma população importante também para a região”, comentou. – MAISGOIAS