Cidade Ocidental tem prefeito afinado com o presente e também com o futuro do município. Considerado um gestor ético e popular, Fábio Correa dedica parte de sua agenda aos moradores. As segundas-feiras, por exemplo, ele tem encontro marcado com alunos e moradores que participam da famosa hora cívica. No último dia 26 o chefe do Executivo recebeu em seu gabinete alunos da rede municipal.
Correa lembra que incentivar a juventude a participar da vida pública da cidade, ajuda no fortalecimento da cidadania. “Temos que incentivar os nossos jovens a terem interesse nos assuntos do município, do Estado e também do País”, ensina Correa.
O chefe do Executivo ainda ressalta a necessidade de esclarecer a comunidade sobre temas polêmicos. Um deles diz respeito ao trabalho infantil, que inclusive foi tema da tradicional Hora Cívica. “A sociedade precisa assumir a responsabilidade de lutar contra a exploração e ao trabalho de crianças e adolescentes”, lembrou o prefeito.
“Quando uma criança trabalha, diminui o seu tempo disponível para convivência familiar, para brincar, estudar e aprender. O trabalho infantil é a porta de entrada para as demais violações de direitos de crianças e adolescentes”, destacou o Governo local através da Secretária Municipal de Assistência Social.
Outro tema abordado pelo prefeito durante a Hora Cívica, foi o a Semana da Pessoa com Deficiência. A ideia teve o objetivo de informar e alertar sobre o auxílio às pessoas com necessidades especiais.
Negritude
Também foi lembrado durante a Hora Cívica, a Semana da Consciência Negra. A ideia teve como objetivo conhecer melhor a história, além dos livros didáticos, a contribuição da população negra na economia, tecnologia e demais áreas, promovendo a reflexão e resgate da identidade negra.
Segundo a coordenadora do projeto, Ohana Spindola, a ação visa a conscientização e não somente o racismo. “É um projeto muito importante para a nossa cidade. Temos que trabalhar essa questão todos os dias. Vamos promover ações e atividades de valorização da população descendente da cultura africana.”, disse Ohana.
Fábio Correa destacou que o momento é de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura Afro para a formação do povo brasileiro. “Temos que ter ciência que a consciência não é apenas um único dia. Vamos trabalhar neste ponto e mostrar que é possível cada um fazer a sua parte. Portanto não espere por ninguém, faça a diferença”, concluiu o prefeito.