A primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no segundo turno da eleição para Governador de Minas Gerais aponta Romeu Zema (NOVO) em vantagem com 66% dos votos válidos, contra 34% de Antonio Anastasia (PSDB). O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de outubro a pedido da TV Globo.
Considerando os votos totais, Romeu Zema aparece com vantagem de 28 pontos percentuais (p.p.) sobre Antonio Anastasia: 57% contra 29% das intenções de voto, respectivamente. São 8% os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 6% não sabem ou preferem não responder.
Destaques por segmentos – Votos Totais
– O maior percentual de menções a Romeu Zema ocorre na faixa de renda familiar mensal de 2 a 5 salários mínimos (70%). Nota-se também que quanto maior a escolaridade do eleitor, maior a proporção de intenções de voto em Zema (chega a 64% entre os que têm curso Superior, enquanto entre os que têm Fundamental I é de 41%); além disso, os homens demonstram-se mais propensos a votar no candidato do NOVO do que as mulheres (61% deles, contra 53% delas).
– Anastasia alcança seu melhor desempenho na Capital (41%). Suas intenções de voto tendem a crescer quanto menor for a escolaridade dos entrevistados: 23% entre os de instrução Superior, chegando a 39% entre aqueles que possuem até o ensino Fundamental I. O peessedebista destaca-se também entre os eleitores com renda familiar mensal até 1 salário mínimo (38%).
Presidente
AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL
* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas
DADOS DA PESQUISA
ELEIÇÕES
OPINIÃO PÚBLICA