Início Diversidade Parcerias para reformar e ampliar escola de Goianésia

Parcerias para reformar e ampliar escola de Goianésia

0

Reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz de Oliveira é entregue à população de Goianésia

Estudantes e professores de Goianésia contam agora com uma nova estrutura física e de serviços para promover uma educação de qualidade na Escola Municipal Luiz de Oliveira. É que o Ministério Público, em parceria com o município de Goianésia e demais parceiros do projeto Educar Consciente, inauguraram na sexta-feira, 31, a reforma e ampliação da unidade.

O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, além de várias outras autoridades, entre elas o prefeito Renato de Castro e a diretora da escola, Jordânia Patrícia Ribeiro da Silva Jesus.

“Unimos esforços de diversas instituições para buscar uma educação de qualidade, conforme estabelecido na Constituição Federal”, resumiu o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Goianésia, Antônio de Pádua Freitas Júnior, idealizador e realizador do projeto.

A 2ª Promotoria de Goianésia direcionou aproximadamente R$ 200 mil para a obra, via TACs e transações penais do Juizado Especial criminal. A reforma e ampliação da escola possibilitam proporcionar a educação de tempo integral aos estudantes.

Durante a solenidade de inauguração, foram firmados vários acordos com as faculdades locais, entre elas a UEG, Evangélica de Goianésia e UniRV. Com as parcerias, os alunos passam a ter acompanhamento para acessar o ensino superior e assistência de saúde preventiva. As crianças terão, ainda, aulas de reforço escolar no período de contraturno, assistência de saúde bucal, aulas de balé, educação física, caratê, música, judô, movimento escoteiro, tudo isso mantido com o apoio dos parceiros.

A estudante Ramili Vitória ganhou um concurso de Redação recebeu como prêmio bolsa integral da Faculdade Evangélica de Goianésia e garantia de matrícula no Colégio Militar da cidade.

“Agora, vamos buscar qualificar o corpo docente e buscar uma escola estadual para adotar esse projeto, assim os alunos do ensino fundamental poderão seguir sua vida escolar com uma educação de qualidade”, afirmou o promotor.

Educar Consciente
O projeto Educar Consciente visa aproximar o Ministério Público da escola e mostrar a diferença que a atuação de um promotor de Justiça pode fazer no ambiente escolar, buscando, por meio de parcerias, influenciar na melhoria da qualidade da educação e impactar de forma positiva na vida da comunidade.

A proposta conta com a colaboração do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAO Educação), na qual espera-se envolver, em especial, as crianças, transmitindo valores sociais e de cidadania, visando tirá-las das ruas e das “mãos do tráfico”, direcionando para o caminho da cidadania.

Para execução do projeto, foi escolhida inicialmente a Escola Municipal Luiz de Oliveira, numa escolha estratégica, tendo em vista que atende alguns dos bairros mais carentes do município. A escola recebe crianças a partir dos 4 anos, mantendo turmas no sistema de educação infantil (Jardim I e II) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O projeto conta com a parceria da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação de Goianésia e de Promoção Social, das Superintendências de Trânsito e Posturas, além de parceiros e a equipe da unidade escolar. Atualmente, a iniciativa está em pleno desenvolvimento na Escola Municipal Luiz de Oliveira,

O projeto possui ainda um núcleo de apoio familiar, composto por uma psicóloga e capelania (assistência religiosa e social), devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. – Por: Leandro Coutinho

SEM COMENTÁRIOS