Início Diversidade Cidade Ocidental conta com SIG FÁCIL

Cidade Ocidental conta com SIG FÁCIL

0

CIDADE OCIDENTAL AGORA CONTA COM O SIG FÁCIL - REDESIM

Os empreendedores e as pessoas que desejam abrir um negócio em Cidade Ocidental agora podem contar com o sistema SIG Fácil – REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo de Goiás, SEBRAE, Associação Goiana de Municípios (AGM), Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG), juntamente com os municípios em que o sistema é implantado e habilitado. De acordo com o gestor de Projetos do SEBRAE, Marcelo Gonçalves, quando se precisa abrir uma empresa, são necessárias as autorizações federal, estadual e municipal. Consequentemente, a burocracia era enorme para abertura, alteração e baixa de empresas. “Com a implantação da REDESIM, o empresário simplifica a entradas de documentos possibilitando assim uma maior agilidade no processo de abertura de empresas”, explica.

Marcelo destaca que normalmente quem utiliza o serviço para abertura de empresa é o contador, pois, na grande maioria das vezes, o empresário utiliza dos serviços do contador para este fim, mas nada que o empreendedor não consiga realizar por conta própria, como é o caso da microempreendedora individual Daniela Guimarães. “Eu acessei o sistema e consegui emitir nota fiscal. Acredito que o sistema ajuda a diminuir o excesso de exigências, a lentidão, além de minimizar os custos”, afirma.

Empreendedor e Governo saem ganhando

O superintendente de Indústria e Comércio, Júnior Funerária, declara que com o sistema on-line, o Governo Municipal e o empreendedor têm vantagens.  “O governo ganha com a otimização de recursos financeiros e humanos, automatização e melhoria de seus processos e o comerciante tem mais facilidade, segurança e agilidade nas atividades voltadas ao empreendedorismo”. Além dos benefícios do REDESIM citados pelo superintendente, o sistema também propicia: redução da informalidade; redução dos custos sociais e econômicos da informalidade; aumento de competitividade/produtividade; necessidade de se compatibilizar e integrar procedimentos; eliminação da “burocracia” no processo do registro e legalização de empresas e Adequação à legislação de regência (Lei Geral e Lei da REDESIM).

Portal do Empreendedor Goiano

Para acessar o sistema, basta entrar na página www.portaldoempreendedorgoiano.go.gov.br. O site é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. No portal, os empreendedores podem obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre exigências, documentos e taxas, emitir certidões negativas e consultar a situação cadastral.

O prefeito Fábio Correa ressalta a importância da REDESIM, que contribui para a criação de empregos formais. “Sem dúvida, com a implantação desse sistema, o crescimento da formalidade em nosso município e a economia só têm a ganhar. Agora vamos trabalhar para incentivar quem vive na economia informal, para regularizar seus negócios, estimulando a produtividade e a geração de empregos. Sabemos da importância de cada comerciante e desburocratizar serviços para quem alimenta a economia local é muito importante”. –

SEM COMENTÁRIOS