Início Destaque Universidades na mira dos deputados goianos

Universidades na mira dos deputados goianos

0

DEPUTADO TALLES BARRETO COORDENA REUNIÃO DELIBERATIVA DA COMISSÃO QUE INVESTIGARÁ POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NO FUNCIONAMENTO DE FACULDADES PARTICULARES. NA PRÓXIMA SEMANA, JÁ ACONTECEM OITIVAS

A primeira reunião deliberativa da CPI das Universidades foi realizada na tarde desta quinta-feira, 5, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, e teve trabalhos conduzidos pelo seu presidente, deputado Talles Barreto (PSDB). Esta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada para investigar possíveis irregularidades no funcionamento de faculdades particulares no Estado de Goiás.

A Comissão aprovou para a próxima quarta-feira, 11, uma oitiva com os seguintes nomes: presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg), Jorge de Jesus Barnardo; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias; responsável pela gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Kristianne Rodrigues; representante da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce); e o repórter do Jornal O Popular, Galtiery Rodrigues (responsável pela matéria que denunciou a venda de Diplomas em Goiás, a qual circulou no dia 24 de fevereiro de 2018).

Também foram deliberadas e aprovadas uma visita ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Estadual (MP-GO); a criação de um e-mail institucional para o recebimento de denúncias; encaminhamento de ofícios a outras instituições no intuito de divulgar a CPI e receber a colaboração das mesmas.

Venda de diplomas, oferta de cursos de graduação em locais por instituições não autorizadas, criação de unidades (campus avançados) de instituições de ensino superior credenciadas, oferta de cursos superiores sequenciais, e oferta de cursos de pós-graduação por instituições não credenciadas são, de acordo com Talles Barreto, as irregularidades que a Comissão averiguará.

O vice-presidente da CPI, deputado Humberto Aidar (PT), elucidou que, após as apurações serem feitas, um relatório será encaminhado aos órgãos responsáveis para que providências sejam tomadas no intuito de impedir que os supostos crimes continuem sendo cometidos.

Na ocasião, Talles Barreto também anunciou a entrada de Carlos Antonio (PSDB) na Comissão, o qual será o seu suplente, e a saída de Jefferson Rodrigues (PRB), que terá o lugar dele na titularidade dos trabalhos ocupado por Jean Carlo (PHS). São também membros titulares os parlamentares Simeyzon Silveira (PSC), que ocupa o cargo de relator, e Lívio Luciano (MDB), já a suplência é ocupada por Lincoln Tejota (Pros), Luis Cesar Bueno (PT), Wagner Siqueira (MDB) e Karlos Cabral (PDT).

O encontros da Comissão acontecerão nos dias de quarta-feira, às 14h30, em sala de reunião dentro das dependências da Casa de Leis. – ASCOM da ALEGO

SEM COMENTÁRIOS