Prefeito Pábio inova e inaugura 1º Estúdio Público de Música de Goiás

0

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, inaugurou nesta segunda-feira, 10 de junho, o Estúdio de Música Pato Preto — primeiro estúdio de música público do estado de Goiás.

O nome foi dado em homenagem a José Saturnino Gabriel, mais conhecido como Pato Preto, um autoditada musical. O musicista da cidade e aposentado da Polícia Militar encantava a todos com sua postura altruísta de tirar som de tudo, até de latinhas que encontrava por ai.

Gabriela Lemos Gabriel, filha caçula de José Saturnino Gabriel, emocionada, agradeceu à Prefeitura pela homenagem. “Este reconhecimento é muito gratificante, meu pai era um músico muito alegre, humilde e humano, tinha a música como um dom e, ofertar espaço para os músicos de Valparaíso é muito importante. Aqui tem muita gente boa e músicos que não aparecem ainda por falta de oportunidade”, completou.

A utilização do espaço será concedida aos alunos de música da secretaria, bem como, será aberto de forma gratuita aos talentos musicais da região, que poderão reservar o espaço de segunda a sexta-feira, de 08h às 22h. O local é composto por equipamentos de som e instrumentos musicais, tais como bateria, guitarra, baixo, violão, entre outros.

“Fico tão orgulhoso de falar para vocês que Valparaíso inaugura o primeiro estúdio público do estado. Isso significa que jovens como eu, que queriam montar uma banda, que queriam formar uma banda, hoje, possuem a oportunidade que eu não tive e que músicos mais experientes não tiveram” evidenciou o secretário municipal Ricardo Viana.

Para o diretor de cultura Jorge Recife o trabalho cultural realizado na cidade está construindo com a história artística da cidade.  “Nós estamos construindo a cultura e a identidade da nossa cidade, isso é muito mais bonito do que qualquer coisa. Nossa cidade tem que ser conhecida pelas histórias bonitas e acabar com este paradigma de violência. Nossos talentos e nossa identidade cultural artística vão pra longe também, nós temos muitos artistas daqui fazendo história fora. Enquanto governos estão acabando com a pasta da cultura, nós estamos avançando, porque entendemos que este trabalho é de assistencialismo à saúde, de assistencialismo social, pois através da música, da cultura, resgatamos pessoas da depressão, do crime, etc”, pontuou.

O prefeito Pábio Mossoró abordou a importância da valorização dos artistas locais. “Essa é uma justa e simples homenagem a quem foi um grande incentivador da música no nosso município. Pato Preto fez muito pela cidade, onde ele passou fazia questão de dizer que morava aqui. Quero agradecer o empenho do secretário Ricardo Viana e toda a equipe da Secretaria de Cultura que está transformando o cenário cultural em nossa cidade”.

Representantes de bandas locais, estudantes de dança e música, familiares do músico homenageado e autoridades locais participaram do evento. –  Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui