Crise no União Brasil: Luciano Bivar tenta impedir Rueda de assumir a presidência

0

Em Brasília, nas rodas políticas, costuma se dizer que o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, deputado federal por Pernambuco, é “ministro sem pasta” do governo do presidente Lula da Silva, do PT.

Apesar das resistências internas, Luciano Bivar estaria tentando transformar o União Brasil no PC do B da direita — quer dizer, uma espécie de apêndice do PT, só que sem trafegar pela esquerda.

Ante a resistência cada vez maior ao seu nome, Luciano Bivar teria refluído e aceitado que Antônio Rueda, que conta com o apoio de ACM Neto e vários outros líderes, assumisse a presidência nacional do União Brasil.

Antônio Rueda e Luciano Bivar: ex-aliados e, agora, rivais | Foto: Reprodução

Porém, de acordo com reportagem de Bruno Góes, de “O Globo” (segunda-feira, 26) — “Bivar articula para se manter no comando do União Brasil e abre nova crise no partido” —, Luciano Bivar opera, neste momento, para impedir que Antônio Rueda assuma a presidência do União Brasil. “Não sabemos se Bivar articula por conta própria ou se sob orientação do presidente Lula”, afirma uma fonte. Teme-se que, com a mudança de comando, o partido se torne mais crítico e perca os três ministérios. “A rigor, os três ministros foram indicados pelo PLB, ou seja, Partido do Luciano Bivar, e não pelo União Brasil.”

“O deputado [Luciano Bivar] tenta retirar a candidatura de Antônio Rueda, nome que conseguiu reunir amplo apoio para a sucessão. A ideia é voltar a ser o nome favorito e continuar a dar as cartas”, relata “O Globo”.

De acordo com a reportagem, Luciano Bivar “passou a telefonar para cobrar fidelidade de ex-integrantes do PSL, partido que se fundiu com o DEM para formar o União”. Sem querer, o parlamentar escancarou um problema: o União Brasil não é um partido, e sim dois, porque, nos bastidores, sobrevivem, discordando um do outro, o PSL (que elegeu Jair Bolsonaro) e o DEM (de ACM Neto e Ronaldo Caiado).

Luciano Bivar estaria dizendo que, de 40, já tem 25 votos para se manter na presidência do União Brasil. Mas o número é contestado por seus adversários, vários deles oriundos do Democratas. Antônio Rueda não vai recuar, garantem seus aliados. ACM Neto está entre seus principais aliados.

O União Brasil planeja lançar candidato a presidente da República, em 2026, provavelmente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é ligado a ACM Neto.

Postula-se, entre os membros do partido, que, com Antônio Rueda, o União Brasil será um partido, e não um agregado do governo de Lula da Silva. “O União Brasil não pode ser visto como um ‘puxadinho’ ou um ‘anexo’ do governo Lula”, diz uma fonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui