A Polícia Civil de Goiás, através do Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais de Luziânia – 5ª DRP, realizou na terça-feira (20) a Operação Novo Lar, que resultou no resgate de uma cadela e um jabuti, ambos em condições degradantes, após denúncia anônima de maus-tratos. Os animais foram encontrados em uma residência desabitada no Jardim Mandú I, Luziânia, sendo a cadela desnutrida e em um ambiente insalubre, enquanto o jabuti estava em um terreno baldio sem alimento ou água.
Os animais foram resgatados e encaminhados para tratamento especializado. A cadela foi levada para uma clínica veterinária, onde será cuidada e posteriormente disponibilizada para adoção. O jabuti, por sua vez, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, onde recebeu um chip de identificação e cuidados específicos.
A ação da Polícia Civil foi fundamentada na Lei de Crimes Ambientais, que prevê penas de reclusão de 2 a 5 anos para maus-tratos a cães e gatos. A investigação continuará para responsabilizar os autores do crime.