Nesta segunda-feira, dia 27, a Polícia Metropolitana de Nápoles desarticulou uma quadrilha envolvida na comercialização ilegal de cidadania italiana. A operação, coordenada pelo Ministério Público de Nápoles Norte, resultou na prisão de seis pessoas, incluindo dois brasileiros e quatro policiais, além de funcionários públicos municipais de Villaricca. As informações foram divulgadas pelo canal de TV italiano RAI News.
Segundo as autoridades italianas, os indivíduos presos são acusados de associação criminosa com o objetivo de corrupção e falsificação de documentos públicos. A investigação apontou que o esquema criminoso facilitava a obtenção irregular de cidadania italiana mediante pagamento de propina.
Um detalhe que chamou atenção foi a menção de nomes conhecidos, como o apresentador brasileiro da Record TV, Rodrigo Faro, e sua esposa, Vera Viel, além do jogador de futebol brasileiro Bruno Duarte, do time português Farense, e outros empresários do Brasil. De acordo com a TV italiana, eles teriam sido citados no contexto da investigação.
Em resposta às acusações, Rodrigo Faro divulgou uma nota em suas redes sociais, explicando que, em 2021, um amigo seu, que já havia obtido seu passaporte italiano, iniciou o processo para obtenção da cidadania para ele e sua família. Segundo o comunicado, toda a documentação necessária foi fornecida e o processo foi aprovado, resultando na concessão dos passaportes italianos.
O desmantelamento desse esquema ilegal é mais um passo importante das autoridades italianas no combate à corrupção e ao crime organizado. A investigação continua em andamento para identificar todos os envolvidos e garantir que a justiça seja feita.