Expulsão de deputado do PL que “fez o L” será decidida por Valdemar

0

Após receber do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, um pedido para expulsar o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) da sigla, o diretório do partido no Ceará devolveu a demanda para Valdemar, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O presidente do PL no Ceará, Acilon Gonçalves, diz enxergar que a decisão deva ser tomada pelo PL nacional.

Valdemar Costa Neto postou em sua conta do Twitter na última segunda-feira, 17, que pediu ao diretório da legenda no Ceará a expulsão de Yury do Paredão (PL-CE) após o deputado federal licenciado aparecer em foto junto com ministros “fazendo o L”, símbolo alusivo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A foto foi tirada em 13 de julho, no lançamento de um sistema de bombas da transposição do Rio São Francisco de Pernambuco para o Ceará. Além de Yuri, estiveram no registro fotográfico o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB).

O gesto de “fazer o L” com a mão, em um contexto político, se tornou referência direta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo antes de o petista assumir o cargo pela primeira vez, em 2003.

Crise no PL

Os parlamentares bolsonaristas pediram a expulsão dos colegas da Câmara que votaram a favor da reforma tributária. Valdemar Costa Neto, por sua vez, tenta apaziguar os ânimos e afirma que, no caso da PEC da reforma tributária, o PL apenas orientou a reprovação da medida, sem ordem expressa, o que permitiria a brecha para o voto a favor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui