Doença de origem misteriosa causa três mortes em Salvador

0
O Hospital Sagrada Família não atende mais como maternidade, desde o início da pandemia ele está atuando como hospital de campanha para paciente covid. Na foto: Enfermeira faz ajustes na medicação de paciente internado na UTI covid Foto: Olga Leiria Data: 11/02/2022

Uma doença, ainda de origem desconhecida, já deixou três pessoas mortas em Salvador. A última foi uma mulher de 40 anos que estava internada no Hospital Municipal de Salvador com a chamada Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), que morreu nesta terça-feira,11.

Outros dois pacientes infectados também já morreram com a doença que não tem cura. Além das mortes, outras duas pessoas estão internadas em Salvador com a enfermidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a vítima tinha 40 anos e não possuía histórico de comorbidades. Os sintomas neurológicos foram notados pela vítima no último dia 15 de agosto, época na qual foi internada no Hospital Municipal após quatro dias.

A mulher, de acordo com a SMS, não tinha histórico de viagens ao exterior, bem como a existência de casos na família ou quaisquer tipo de contato próximo, além de não ter histórico de exposição a cirurgias.

A Doença de Creutzfeld-Jakob provoca confusão cerebral, além da perda de memória e morte. A DCJ tem quatro tipos diferentes de manifestação, um deles é a variante popularmente conhecida como Doença da ‘Vaca Louca’. O médico infectologista Antônio Bandeira, da Secretaria Municipal da Saúde, descartou que seja a variante conhecida como ‘Doença da ‘Vaca Louca, que é a infecção provocada por ingestão de carne ou derivados de origem bovina contaminados.

Dos cinco casos registrados, todos em Salvador, quatro eram da variante Esporádica, forma da doença que não apresenta causa e fonte infecciosa conhecida, nem tem relação de transmissibilidade comprovada de pessoa para pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui