Início Destaque OAB comemora retomada das obras do presídio de Novo Gama, que seguirá...

OAB comemora retomada das obras do presídio de Novo Gama, que seguirá protocolos de unidades de segurança máxima

0

OAB local pediu a conclusão das obras do presidido de Novo Gama no mês de maio. Agora govero de Goiás autorizou

O presidente da Comissão de Segurança Pública, Sistema Prisional e Política Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil de Novo Gama e Valparaíso de Goiás, Dr. Suenilson Sá, acredita que, agora, o sistema carcerário do Entorno finalmente terá um alívio, já que o governo de Goiás, depois de ouvir reivindicações da Ordem e de lideranças da região, autorizou a construção do presidido novogamense.
A obra será executava pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Os detalhes do empreendimento saíram na terça-feira (20/09) no Diário Oficial do Estado. A nova estrutura seguirá protocolos adotados em presídios de segurança máxima.

O representante da OAB local lembra que a construção da Unidade Prisional tem previsão de investimento de R$ 17,8 milhões e poderá abrigar 300 reeducados e desafogará o sistema carcerário na região, formado por unidades nos municípios de Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás. O prazo inicial de entrega será de 11 meses. A Goinfra é a responsável técnica pela obra, em conjunto com a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

Sá ainda destaca que a nova unidade terá áreas administrativa, de saúde, de segurança e manutenção, de vivência coletiva, além de um galpão industrial, uma guarita de vigilância e um corpo de guarda. O complexo ainda vai possuir uma central de gás, reservatório e gerador de energia elétrica, totalizando 5,6 mil metros quadrados de área construída.

História

O Jornal Perfil dos Municípios foi um dos primeiros órgãos de imprensa da região a divulgar que Goiás finalmente poderia construir o presidio de Novo Gama. Na época o jornal destacou a situação precária de uma antiga ruína, que deveria ser o presidio da cidade.
Erguida com recursos do DEPEN – Departamento Nacional Penitenciário, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a obra inacabada do Presídio Estadual do Novo Gama com capacidade para 300 presos foi iniciada em 2013, com orçamento de R$ 13,7 milhões, estava prevista para ser concluída em 18 meses. Acabou paralisada em 2018, com apenas 53% da construção realizada.

Vagas

O presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB Valparaíso/Novo Gama, Dr. Suenilson, já alertou há meses sobre os “barris de pólvora”, que se tornaram as Unidades Prisionais das duas cidades.

“A Subseção da OAB-GO, de Valparaíso de Goiás e Novo Gama, através da Comissão de Segurança Pública, inconformada com a situação vem atuando há mais de um ano pela retomada imediata das obras”, lembrou Suenilson Sá nesta quarta-feira (22).
Reivindicações

Buscando resolver os problemas da superlotação das cadeiras da região, a OAB local entregou, dia 16 de maio, um documento pedindo a construção imediata do presidido. O documento da OAB teve o apoio de vários políticos do Entorno e também de Valparaíso e Novo Gama.

No documento os advogados, oficializaram a Goinfra o desejo da retomada das obras, indicando inclusive a necessidade de uma sala destinada ao suporte das atividades dos advogados naquela unidade prisional, e também oficiou a Degap – Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, que a Unidade, após concluída, fosse regionalizada entre os municípios de Novo Gama e Valparaiso de Goiás. A ideia foi acatada.
“Além da retomada das obras pela Goinfra, queremos o compromisso da Degap, de que a Unidade será regionalizada para Valparaíso de Goiás e Novo Gama. Com a conclusão das outras, e em se mantendo o quadro atual, temos entre as duas cidades de imediato, 280 presos para serem transferidos, e receber presos de outras cidades, é algo fora de propósito”, observou o presidente da Comissão, Dr. Suenilson Sá na época.

Compromisso

O governo de Goiás tem palavra e, hoje, Suenilson elogia a pontualidade. Dia 16 de maio o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), Dr. Pedro Sales, disse que era uma determinação do governador Ronaldo Caiado (DEM-GO), atender o quanto antes possível o pedido da OAB, e das autoridades locais.

“Só temos a agradecer ao presidente, Dr. Pedro Sales e também o governador de Goiás, que de pronto atendeu a mais uma reivindicação dos advogados e das advogadas do Entorno e de forma especial das cidades de Valparaíso e Novo Gama”, falou Suenilson Sá, que ainda destacou o trabalho de todas as Comissões da OAB local para que o Estado construa o tão sonhado presídio regional.

Contente, Sá falou do trabalho do presidente da OAB, Dr. José Zito do Nascimento, do deputado federal Adriano do Baldy e também dos prefeitos de Novo Gama Carlos do Mangão e do valparaisense Pábio Mossoró na área de segurança pública

SEM COMENTÁRIOS