Plácido Cunha alerta sobre saúde mental em época de pandemia

0
Em uma mensagem pedagógica, o chefe do Legislativo aproveitou e alertou sobre o Setembro Amarelo

Em Valparaíso de Goiás saúde é coisa séria. Em todas as unidades médicas da cidade existem programas que ajudam à melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores. Os órgãos governamentais trabalham quase sempre em sintonia. Neste mês de setembro às ações valparaisenses em prol da vida recebem elogios da comunidade e também de autoridades de fora do Executivo.

Uma das mensagens empolgantes veio do presidente da Câmara de Vereadores local. Plácido Cunha destacou os serviços da secretaria de Saúde e elogiou o trabalho dos servidores da pasta.

Em uma mensagem pedagógica, o chefe do Legislativo aproveitou e alertou sobre o Setembro Amarelo. “Nos deparamos com estudos importantes que apontaram para alguns fatores de riscos à saúde mental amplificados pela pandemia da Covid-19. Perda de emprego, instabilidade econômica, traumas de abusos são alguns dos agravamentos. Diante da situação, não podemos ficar calados ou inertes. Como agente público, buscamos cada dia mais trazer projetos importantes para amenizar tais impactos negativos, porém, atitude simples podem também mudar e salvar a vida de quem mais amamos ou até mesmo daqueles que não conhecemos. Que sejamos cada vez mais abertos a ouvir, apoiar e orientar quem precisa”, ensinou Plácido.

O vereador ainda lembra que a cidade oferece atendimento gratuito de psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional de forma humanizada, com acompanhamento clínico por meio do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), situado no bairro Cruzeiro do Sul.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui