Lúcia Vânia a frente do Pacto pelo Fim da Violência Contra a Mulher

0

Será lançado nesta quinta-feira (21), às 9 horas, no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O objetivo será combater a violência contra a mulher e reduzir o índice de Feminicídio no Estado. A iniciativa é do Governo de Goiás, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

A ação terá também o propósito de envolver a sociedade no combate à violência. “Nós precisamos atrair para esse pacto todas as instituições, empresas, segmentos sociais, para que o nosso Estado, tão desenvolvido e promissor, não continue exibindo essa marca em relação aos crimes contra as mulheres”, ressalta Lúcia Vânia, titular da Seds.

O alto índice de violência apontados pelo Atlas da Violência de 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), preocupa a nova gestão que planeja a partir do Pacto, envolver diversos órgãos e entidades governamentais, da sociedade civil e organizações religiosas, no enfrentamento do Feminicídio e da violência contra a mulher.

Também será realizada a abertura dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que começa hoje 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerrará no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Entre o projeto Maria da Penha na Escola, o Pacto sugere várias outras ações, entre elas o aplicativo Goiás Seguro, que estará disponível para as versões IOS e Android, onde não só a vítima, mas todo cidadão poderá acionar a Polícia Militar pelo celular. Na ocasião também será lançada a Sala Lilás, um espaço multiprofissional para a realização de exames de corpo de delito. Também será intensificado o trabalho do Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica e Familiar, através de uma parceria com o Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado de Goiás.

Lúcia Vânia que assumiu a pasta no dia 04 de outubro deste ano, é conhecida e respeitada não só no Estado de Goiás, mas em todo o território Nacional por seu trabalho social, por sua luta em favor dos direitos da mulher e ainda da criança e adolescente. A ex-senadora é a autora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que se tornou referência no Brasil e no mundo.

Fonte: SECOM/GO
Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui