Ribamar de Oxóssi faz 35 anos de Santo e comemora Bodas de Coral

0
Ribamar Veleda e mãe Railda, que já marcou presente na festa de seu filho de Santo - Foto: Divulgação

Ribamar Veleda, uma das maiores lideranças das religiões de raízes africanas da região Centro-Oeste, completa nesta sexta-feira, dia 27, exatos 35 anos como sacerdote do Candomblé. A data é a boda de coral são lembradas em um almoço para pais, mães, filhos, netos e bisnetos de santos e convidados que acontece no Templo Espírita Ilê Asé Odé Onisegum, localizado no distrito do Céu Azul, em Valparaíso de Goiás. O centro é a casa de Candomblé mais antiga da cidade.

A reunião social é repleta de estrelas, como a Mãe Railda, Pai Djair de Logun Edé, Júlio César de Logun Edé, Mãe Amélia de Oxum, Pai Alan de Ogum, Mãe Dalvina de Obá e uma comitiva da Nigéria, que trouxe em sua bagagem um convite para que Ribamar visite o país da África. “É uma alegria e honra poder compartilhar um momento especial com tantas pessoas do bem”, destaca Ribamar.

A história de Ribamar Veleda começou na religião há mais de três décadas e envolve diversas personalidades do País.

De família ligada ao Candomblé, Ribamar fez santo em 1984, quando tinha apenas 17 anos de idade, e inaugurou na cidade de Novo Gama o seu primeiro terreiro. Hoje comanda uma casa famosa no Céu Azul repleta de apaixonados pelos Orixás.

Em nome de todos, Daniele Veleda, filha carnal e espiritual de Ribamar, destaca a importância do pai em sua vida e também nas de seus irmãos de santo. “Tenho orgulho de saber que eu tenho um pai sacerdote e muito respeitado pela comunidade de terreiros de todo o País. Além disso, como pai lutador e que me ensina a ser uma pessoa boa, educada e preocupada com o próximo”, revela Danny.

Já os Sacerdotes de Logun Edé,  Pai Djair e Pai Júlio César, destacam a importância dos filhos do Caçador, marcarem presença em tão nobre celebração da Bodas de Coral de Babá Ribamar de Oxóssi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui