Cine Cultura estreia Bacurau e Legalidade

0

O filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, entra em cartaz no Cine Cultura, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás, nesta quinta-feira (26/09). Em alta, Bacurau já foi assistido por mais de 300 mil expectadores e conta com premiações como o Melhor Filme, pelo Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, e de Melhor Filme e Melhor Direção, no Festival de Lima.

Rodado no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, Bacurau é um filme de ação, suspense e western ambientado no Brasil ‘daqui a alguns anos’. Conta a história do povoado Bacurau, que some do mapa misteriosamente e seus moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e uma série de assassinatos inexplicáveis.

No elenco de Bacurau, Sonia Braga (“Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “Aquarius”), o alemão Udo Kier (“Suspiria”, “Berlin Alexanderplatz”, “Garotos de Programa, Melancolia”) e Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”, “Benzinho”) fazem parte de um elenco composto por dezenas de atores, como Barbara Colen (“Aquarius”), Silvero Pereira, Thomas Aquino, Antonio Saboia, Rubens Santos e Lia de Itamaracá.

Outra estreia dessa semana no Cine Cultura é o filme Legalidade, que aborda o momento histórico brasileiro durante a transição da presidência da República de Jânio Quadros para João Goulart, quando, para evitar que um golpe organizado pelos militares entrasse em curso, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, inicia um movimento inédito no país, pelo respeito à Constituição Federal.

Zeca Brito, diretor do filme ‘Legalidade’, afirma que quis falar do Brasil e das raízes políticas que ligam o Brasil à América Latina. “O filme que trama ficção e realidade é um romance que une visões opostas de mundo. Política, espionagem e comunicação são temas que articulam esse, que um dos momentos históricos mais intrigantes do país”, explica Zeca Brito.

O elenco de Legalidade apresenta Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e José Henrique Ligabue.

Em cartaz

Segue sendo exibido, essa semana, o filme Os Jovens Baumann, produção nacional, dirigida por Bruna Carvalho. A trama se passa em 1992 e traz à tona a saga dos últimos herdeiros, a geração mais jovem, de uma prestigiosa família de Santa Rita d’Oeste, no sul de Minas Gerais, que desapareceram sem deixar vestígios. Uma caixa com fitas VHS é encontrada, contendo registros caseiros de seus últimos momentos, durante suas férias na fazenda da família. Através desses arquivos familiares, recém descobertos, que reúnem também material fotográfico, o filme reorganiza os fragmentos de um mistério até hoje sem solução.

Sinopses

Legalidade (2019, Brasil, 120 min, 14 anos, dir: Zeca Brito)

Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.

Bacurau (2019, Brasil, 131 min, 16 anos, dir: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles)

Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Os Jovens Baumann (2019, Brasil, 70 min, 12 anos, dir: Bruna Carvalho Almeida)

1992. Os Jovens Baumann, últimos herdeiros de uma prestigiosa família de Santa Rita d’Oeste, sul de Minas Gerais, desapareceram sem deixar vestígios. 2017. Uma caixa com fitas VHS é encontrada, contendo registros caseiros de seus últimos momentos, durante suas férias na fazenda da família. Através da compilação desses arquivos familiares, o filme reorganiza os fragmentos de um mistério até hoje sem solução.

O Cine Cultura funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com sessões de segunda a domingo, inclusive aos feriados. O ingresso da sala custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), apenas em dinheiro. Todo mundo paga meia-entrada nas sessões de segunda-feira. A coordenação do cinema pede, gentilmente, que facilitem o troco e evitem cédulas altas, ajudando assim o trabalho de bilheteria.

Programação: 26/09 a 02/10
15h30 – Legalidade
18h00 – Bacurau
20h30 – Os Jovens Baumann

Comunicação Setorial – Secult Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui