Ministério da Agricultura valida Serviço de Inspeção da Agrodefesa

0

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) foi validado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conforme relatório conclusivo encaminhado à Agência. O documento é resultado de auditoria de conformidade realizada por uma equipe do Mapa no período de 24 a 28 de junho, com verificação de dados, avaliação de procedimentos operacionais, análises de aspectos legais e também visitas a estabelecimentos registrados no cadastro geral do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

A equipe de auditores do Ministério da Agricultura apontou aspectos relevantes que precisam ser observados pela Agrodefesa, bem como apresentou sugestões, principalmente nos aspectos de normatização, capacitação de fiscais e técnicos e melhoria do suporte laboratorial. Com base nessas recomendações a Agência terá de elaborar e apresentar ao Mapa até o dia 26 deste mês os planos de ação que visam corrigir não conformidades e atender as recomendações apontadas, tanto no âmbito do SIE quanto dos estabelecimentos envolvidos na auditoria.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, já determinou que todas as sugestões apresentadas pelos técnicos do Ministério sejam acatadas e sanadas, uma vez que são questões de fácil solução, que podem ser providenciadas com rapidez. “Um dos pontos mais relevantes é que a equipe da Gerência de Inspeção mereceu elogios dos técnicos do Mapa pela conduta e gestão da coordenação, bem como pela conformidade das equipes de fiscalização na adoção das ações fiscais”, enfatizou José Essado.

Habilitação

Desde 2014 a Agência foi habilitada pelo Mapa e desenvolver atividades equivalentes às realizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) no âmbito do Estado de Goiás, o que permite às indústrias goianas a comercializar produtos também para todo o território nacional. No relatório apresentado, a equipe do Mapa destacou a evolução das atividades do SIE nos últimos anos, em especial pela informatização, aplicação das normas e maior capacidade técnica da equipe de inspeção.

O trabalho de auditoria foi conduzido pelos auditores fiscais federais agropecuários Alexander Magalhães Goulart Dornelles, André Brandão Alves e Patrícia Damian. Pela Agrodefesa, a participação nos trabalhos ocorreu por meio da Gerência de Inspeção, cuja equipe é integrada pelo gerente médico veterinário Paulo Roberto Lucas Viana Filho e pelas fiscais estaduais agropecuárias Juliana Flor, Michelle Nana, Marta Ferreira, Fernanda Aquino, Flávia Ribeiro, Coraci de Paula, Fernanda Tavares, Marcela Cisneiro, Anderson Ribeiro, José Guilherme, Thiago Faustino e Thiago Vieira.

Assessoria de Comunicação da Agrodefesa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui