“Com integração e inteligência, que são eixos determinados pelo governador Ronaldo Caiado, o Governo de Goiás se antecipa e trabalha na prevenção de desastres naturais”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, nesta quinta-feira, dia 13, no lançamento da Operação Cerrado Vivo. Um dos principais objetivos da iniciativa realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar é prevenir incêndios na vegetação.
Somente em 2019, foram registradas mais de 900 ocorrências em todo o Estado. Além de danos ao meio ambiente, as queimadas provocam problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Elas também aumentam o risco de acidentes com veículos, uma vez que, muitas vezes, as chamas ou a fumaça invadem as rodovias e provocam falta de visibilidade aos motoristas.
Desde o início do ano, os bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas, que serão intensificadas ao longo da operação. Entre elas, estão palestras em escolas, parcerias com sindicatos rurais, treinamento de brigadas para atuação em áreas rurais, distribuição de cartilhas educativas e visitas em propriedades rurais.
“Este programa é uma fórmula de sucesso. O envolvimento da sociedade é muito importante para que possamos combater problemas que afetam a vida de todos de forma negativa”, ressaltou Rodney Miranda.
Além do combate às queimadas, a operação também atuará com ações de fiscalização de incêndios urbanos, por meio de parceria com as prefeituras. “Vamos atuar em todas as regiões do Estado. Sabemos que existem dificuldades, mas estamos prontos para contribuir no combate aos incêndios, que tanto causam prejuízos à natureza. Preservar o meio ambiente também é uma das nossas missões”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus.
A secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, destacou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros na preservação dos recursos naturais. “É uma corporação presente e atuante. Desde o primeiro dia, os bombeiros nos dão total apoio e respaldo nas ações em prol da natureza. A preservação do meio ambiente é feita com ações concretas e a Operação Cerrado Vivo é uma das maiores medidas neste sentido. Só tenho a agradecer por este brilhante trabalho para ajudar a biodiversidade”, elogiou. – Comunicação Setorial Secretaria de Segurança Pública