Valparaíso na luta contra o câncer de mama

0
A assessora da mulher, Sandra Miranda, acredita que a luta contra o câncer de mama e outros tipos de câncer é de extrema importância

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar das melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença.

Para conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo de Valparaíso de Goiás, com apoio da Assessoria da Mulher e das Secretarias Municipais, em especial Saúde e Assistência Social, abraça a campanha mundial Outubro Rosa.

A iniciativa é simbolizada pelo laço cor-de-rosa, sendo também dedicada à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, assegurando prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

A assessora da mulher, Sandra Miranda, acredita que a luta contra o câncer de mama e outros tipos de câncer é de extrema importância. Sandra perdeu a mãe recentemente, vítima dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia. “Nós sabemos que não podemos  ignorar que em muitos casos a questão do câncer de mama,  por exemplo, acaba evoluindo para uma gravidade em relação à saúde da mulher, por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio. O meu pedido é que possamos praticar não só a simpatia, mas a empatia pela causa, se colocar no lugar do outro, e se fosse comigo, como seria? Estamos nessa luta para ajudar outras mulheres. Nós devemos trabalhar o ano inteiro em prol das políticas públicas para que os direitos não sejam violados”, pontuou.

O lançamento da campanha pela Saúde ocorrerá no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), no dia 11 de outubro, às 09h, com palestras e sorteios. As ações dedicadas às mulheres ocorrerão também por meio da Assessoria da Mulher e nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), com programações diversas de segunda a sexta-feira, que envolve atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino. ASCOM da Prefeitura de Valparaíso de Goiás 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui